Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Coelho Photography

Fotógrafo português de eventos e sessões fotógráficas.

Visita ao Dino Parque - Parque dos Dinossauros da Lourinhã

Tive a oportunidade de visitar hoje o Dino Parque na Lourinhã, que abriu as suas portas muito recentemente, portanto a sua inauguração decorreu no dia 8 deste mês. Para além de vislumbrar mais de 120 réplicas de dinossauros, muitos deles em tamanho real, visitei o museu e a exposição.

dino parque dinossauros lourinhã fósseis dinossaurs portugal park

 O Dino Parque é uma aposta de um investidor privado alemão, que aproveitou o potencial dos achados paleontológicos locais para construir um parque temático, com o apoio do município da Lourinhã e do Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL) e co-financiado pelo Portugal 2020. 

dino parque lourinhã (3).jpg

 

dino parque dinossauros lourinhã fósseis dinossaurs portugal park

 Situado na Abelheira, concelho da Lourinhã, distrito de Lisboa, numa rua intitulada apropriadamente como Vale dos Dinossauros, o parque resulta de uma acordo de cooperação, assinado em 2012, entre o município da Lourinhã e o Dinosaurierpark de Münchehagen (parque temático similar na Alemanha). 

dino parque lourinhã (5).jpg

 Segundo informação oficial, é o maior museu ao ar livre de Portugal, com um percurso de cerca de 2,5 quilómetros por entre 10 hectares de pinhal. Ao visitante é dado a conhecer, através de 120 figuras de dinossauros à escala real, quatro períodos da história da terra: o fim do Paleozóico, o Triásico, o Jurássico e o Cretácico. O Dino Parque tem ainda um museu interior que expõe os achados arqueológicos da Lourinhã: desde pequenos fósseis, inclusive de ovos, aos vestígios de grandes dinossauros carnívoros e herbívoros do período Jurássico. Encontra-se ainda visível, através de uma ampla vitrina, o laboratório de investigação científica.

dino parque dinossauros lourinhã fósseis dinossaurs portugal park

Tive a oportunidade de observar paleontólogos a trabalhar no seu laboratório científico. A Lourinhã é uma das regiões mais ricas em fósseis de dinossauros da Europa e o Dino Parque está precisamente localizado num terreno com cerca de 10 hectares com quase 3 km de trilhos, onde percorri a história da Terra desde o Paleozóico até à extinção dos dinossauros. 

dino parque dinossauros lourinhã fósseis dinossaurs portugal park

 

1519477387836.jpg

 

dino parque lourinhã (8).jpg

 Os vestígios paleontológicos da Lourinhã estão aqui em exposição, guardados dentro de vitrinas, juntamente com maquetes gigantes de esqueletos de dinossauro. O artificial e o natural misturam-se com certa facilidade, como de resto acontecerá ao longo de todo o percurso.

dino parque dinossauros lourinhã fósseis dinossaurs portugal park

20180222_140856.jpg

 Os embriões de dinossauros eram assim.

dinoparque.jpg

 Podemos observar ao vivo o trabalho dos técnicos profissionais e dos paleontólogos. 

dinoparque2.jpg

Na exposição pude observar diversos fósseis únicos de animais que só foram até hoje reconhecidos nesta região ou que foram pela primeira vez lá encontrados, como o Lourinhassaurus ou o Lourinhanosaurus. Achei o espaço muito bem cuidado, com atividades lúdicas para crianças, possui um restaurante e diversos parques de merendas espalhados pelos trilhos. Quem quiser trazer o seu cão para visitar o parque também pode, mas com trela. 

dino parque lourinhã (10).jpg

 Saindo para o exterior, a visita, se seguirmos a linha cronológica, faz-se pela esquerda, iniciando no período Paleozóico.

dino parque lourinhã (11).jpg

 

dino parque lourinhã (12).jpg

 

dino parque lourinhã (13).jpg

 

dino parque dinossauros lourinhã fósseis dinossaurs portugal park

 

dino parque dinossauros lourinhã fósseis dinossaurs portugal park

Os períodos mais chamativos são o Jurássico e o Cretácico, onde se encontram os dinossauros de tamanho gigante, como o T-Rex, parecendo saídos diretamente do filme “Parque Jurássico” de Steven Spielberg. 

socorro.JPG

 

 

Socoooorrrooo!!!!!! Vou ser comido por um dinossauro!

dino parque lourinhã (16).jpg

 

dino parque lourinhã (17).jpg

 

dino parque dinossauros lourinhã fósseis dinossaurs portugal park

olho dinossauro.jpg

 Este olho tem poderes :)

dino parque lourinhã (19).jpg

 

dino parque lourinhã (20).jpg

 

dino parque lourinhã (21).jpg

 

dino parque lourinhã (22).jpg

 

dino parque lourinhã (23).jpg

 De espécie herbívora, o Supersaurus lourinhanensis era conhecido pelo seu longo pescoço e cauda comprida e media cerca de 30 metros de largura e 5 metros de altura. 

dino parque lourinhã (24).jpg

 

dino parque lourinhã (25).jpg

 

dino parque lourinhã (26).jpg

 O Lourinhasaurus é um saurópode e maior modelo existente no Parque. De espécia herbívora, media 17 metros de largura e 13 metros de altura, podendo pesar 17 toneladas.

dino parque lourinhã (27).jpg

 

dino parque lourinhã (28).jpg

 

dino parque lourinhã (29).jpg

 

dino parque lourinhã (30).jpg

 

dino parque lourinhã (31).jpg

 

dino parque lourinhã (32).jpg

 

dino parque lourinhã (33).jpg

 

picturetopeople.org-9c7a40f6688751517b1855c3955aad

 

dino parque lourinhã (34).jpg

 

20180222_153950-01.jpg

 

20180222_160925-01.jpg

 O Deinonychus é um dinossauro da família dos raptores, espécie carnívora. Apesar do seu 1,2 m de altura tinha uma das garras do pé muito desenvolvida que não assentava no chão, que usava para atacar as presas, as cortar ou segurar. A sua presa que se vê na foto, trata-se do herbívoro Iguanodon de 4 metros de altura, que foi o segundo dinossauro descrito no mundo. Aqui não teve grande hipótese de se defender pois foi atacado por diversos raptores ao mesmo tempo. 

20180222_162139-01.jpg

 

20180222_163124-01.jpg