Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Coelho Photography

Fotógrafo português de eventos e sessões fotógráficas.

MOINHO DE MARÉ DA MOURISCA - Um lugar que cativa todos os fotógrafos de paisagens

mourisca setúbal (2).jpg

 

mourisca setúbal (3).jpg

 

mourisca setúbal (4).jpg

 

mourisca setúbal (5).jpg

 

Sempre quis visitar este local e hoje foi o dia escolhido. Um dia de verão um pouco cinzento mas com uma temperatura agradável. O Moinho de Maré da Mourisca sempre foi e continua a ser um "santuário" para os fotógrafos que muitos rumam aqui para captar tanto o nascer como o pôr-do-sol. É, de facto, um local cativante, que fica localizado na Herdade da Mourisca.

 

mourisca setúbal (6).jpg

 

mourisca setúbal (7).jpg

 

mourisca setúbal (8).jpg

 

Este é um dos quatro moinhos de maré conhecidos no Estuário do rio Sado (Setúbal) numa zona de sapal e salinas e de antigos arrozais. Até à década de 50, do século passado, funcionaram aqui, em simultâneo, oito mós. Originalmente constituído por uma sala de moagem, uma outra de armazenamento e uma casa de apoio ao moleiro, o moinho funcionou, durante mais de 250 anos, para moagem de cereal e produção de farinha.

 

mourisca setúbal (9).jpg

 

mourisca setúbal (10).jpg

 

Após anos de abandono e já em avançado estado de degradação, o Estado adquire o imóvel e inicia, em 1995, a sua recuperação. Em 2012 é assinado um protocolo de cogestão entre o ICNF – Instituto de Conservação da natureza e Florestas e a Câmara Municipal de Setúbal, ficando ambas as instituições responsáveis pela dinamização do moinho e da área envolvente.

 

mourisca setúbal (11).jpg

 

mourisca setúbal (12).jpg

 

mourisca setúbal (13).jpg

 

mourisca setúbal (1).jpg

 

O Moinho está situado em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, zona que alberga uma enorme biodiversidade, nomeadamente de aves, devido à existência de densos montados de sobreiro, extensos caniçais, salinas, sapais, galerias ripícolas e áreas agrícolas. As visitas são gratuitas