Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Coelho Photography

Fotógrafo português de eventos e sessões fotógráficas.

LISBOA - World Press Photo 2018 e um desafio fotográfico

world press photo 2018 lisboa (6).jpg

Foi no Hub Criativo do Beato, em Lisboa, que vi patente a exposição deste ano do World Press Photo. Este último sábado de abril particularmente frio e chuvoso não impediu que muitas pessoas viessem até aqui, tal como eu, observar atentamente as diversas fotos premiadas deste 61º concurso, que aqui vão estar expostas até 20 de maio. 

world press photo 2018 lisboa (1).jpg

 

world press photo 2018 lisboa (2).jpg

 

world press photo 2018 lisboa (3).jpg

 Ver video AQUI

world press photo 2018 lisboa (4).jpg

  Imagens captadas em diversas partes do nosso planeta que nos mostram, por exemplo, o drama dos refugiados, ocorrência de atentados, mas também imagens de vida quotidiana, retratos, o meio ambiente, desporto, etc. world press photo 2018 lisboa (6).jpg

 

world press photo 2018 lisboa (5).jpg

 

world press photo 2018 lisboa (7).jpg

 

world press photo 2018 lisboa (9).jpg

 

world press photo 2018 lisboa (8).jpg

  

world press photo 2018 lisboa (10).jpg

 

world press photo lisboa 2018 (1).jpg

 

world press photo lisboa 2018 (2).jpg

  Foi possível também assistir ao primeiro de uma série de photo talks que aqui se vai realizar todos os sábados durante a exposição, e que hoje contou com a presença do fotojornalista da revista Visão José Carlos Carvalho. Depois terminada a sua palestra, lançou um desafio aos participantes, o de deambularem durante 1 hora a fotografar as antigas instalações da Manutenção Militar de Lisboa, um enorme complexo industrial com 35 mil metros quadrados e 20 edifícios (que inclui as antigas fábricas de massas alimentícias, pão e bolachas, silos, antigos armazéns) onde, no passado, se produziam alimentos para o Exército português.  

jose carlos carvalho.jpg

 O desafio, basicamente, propunha captar durante 1 hora 36 fotogramas, e no final, apresentar ao fotojornalista 4 imagens diferentes: uma geral, outra de perspetiva, uma vertical e um retrato. Antes de iniciarmos, José Carlos mostrou-nos, num tom bem-humorado, 2 rolos de 36 fotogramas para câmara analógica, perguntando se alguém ali presente necessitava de algum. Estas são algumas imagens que consegui captar.

hub criativo beato antigas instalações militares

 

hub criativo beato antigas instalações militares

 

hub criativo beato antigas instalações militares

 

hub criativo beato antigas instalações militares

 

hub criativo beato antigas instalações militares

 No final do exercício prático, a ideia de José Carlos Carvalho era a de analisar as reportagens de cada participante e promover um debate sobre as escolhas que cada um fez na hora de disparar. Para isso pediu a cada um que trouxesse o seu computador pessoal, para ele analisar as imagens de cada um. Infelizmente o tempo escasseou, a exposição já estava encerrada, inclusive, e não foi possível analisar todas as imagens, pelo que o fotojornalista cedeu o seu e-mail para que os participantes pudessem, posteriormente, enviar cada um as suas imagens para poder conhecer a sua análise.

 

As 4 imagens que eu enviei por e-mail ao José Carlos foram estas:

hub criativo do beato (1).jpg

 

hub criativo do beato (2).jpg

 

hub criativo do beato (3).jpg

 

hub criativo do beato (4).jpg

A resposta do José só chegou a 8 de maio:

Boa tarde José Coelho

Em primeiro queria dizer-lhe que não respondi mais cedo porque estive em reportagem e o tempo que sobrava era pouco e não poderia faze-lo com a devida atenção.
Quanto ao exercício o objectivo era como disse na altura, olhar primeiro e fotografar depois, com isto temos melhor noção do que realmente importa, encontrar um fio condutor no exercício era o mais importante, as fotografias 1 e 3 são as mais interessantes, pois são as que reflectem o actual estado do local fotografado.

PS- Não se esqueça de enviar fotografias para o concurso (As fotografias devem ser colocadas no Instagram com a hashtag #energiacriativa #galp #visao até ao dia 21 de Maio, em perfis públicos.)

Alguma coisa que precise não hesite em contactar.
Atenciosamente
José Carlos Carvalho

 

 

Mas, claro, a escolha é sempre difícil. Quantas mais fotos captarmos, mais difícil fica depois a sua seleção. Mais algumas que captei e editei. 

hub criativo beato antigas instalações militares

fabrica massas alimenticias hub criativo beato (1)

 

fabrica massas alimenticias hub criativo beato (2)

 

fabrica massas alimenticias hub criativo beato (3)

 

fabrica massas alimenticias hub criativo beato (4)

 

fabrica massas alimenticias hub criativo beato (5)

 Entretanto a revista Visão em parceria com a Galp, lançou um passatempo no Instagram, ao qual também concorri, e que pretende premiar as melhores imagens feitas no Hub Criativo do Beato.

 

Todos os pormenores acerca deste passatempo AQUI.