Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Coelho Photography

Fotógrafo português de eventos e sessões fotógráficas.

LEIRIA - Uma cidade capaz de surpreender

leiria (18).jpg

 

leiria (25).jpg

 

leiria (26).jpg

 

leiria (29).jpg

Já tinha passado por Leiria, pelo menos 2 vezes, mas não tive oportunidade de a explorar bem. Depois da passagem do ano em Coimbra, cheguei a Leiria no dia de Reis e quis explorá-la melhor, apesar do frio intenso que se fez sentir. Esta cidade, que fica a cerca de 150km de distância de Lisboa, e que está situada num ponto estratégico do nosso país, é uma cidade que me surpreendeu bastante devido, não só pelas suas atrações turísticas, mas também devido à sua atmosfera, que me pareceu muito mais tranquila do que Lisboa. 

leiria (16).jpg

 

leiria (17).jpg

O Castelo, ex-libris da cidade, é paragem obrigatória para qualquer turista. É a mesma coisa que ir a Roma sem conhecer o Papa. Quem vem a Leiria, deve visitar o seu castelo, que foi fundado em 1135. Do alto da sua muralha, pode-se admirar a esplendorosa vista sobre a cidade.

leiria (4).jpg

IMG_20190106_171220.jpg

 

leiria (5).jpg

 

leiria (6).jpg

 

leiria (7).jpg

 

leiria (8).jpg

 

leiria (9).jpg

Para além do castelo, caminhei pelas ruas do seu centro histórico e pela margem do Rio Lis. Visitei o Museu da Imagem em Movimento, o M|i|mo que fica muito perto do castelo, onde pude ver em exposição alguns objetos históricos de cinema e fotografia.Visitei a Sé de Leiria, mesmo junto ao centro histórico, com muitas lojas e edifícios históricos e a famosa Praça Rodrigues Lobo, com a estátua deste poeta leiriense.

leiria (11).jpg

 

leiria (12).jpg

 

leiria (13).jpg

 

leiria (14).jpg

 

leiria (1).jpg

 

leiria (27).jpg

A Igreja da Misericórdia, que se encontra instalada no local da antiga sinagoga, impressionou-me bastante. O Museu de Leiria, situado no Convento de Santo Agostinho, encantou-me bastante, especialmente a sua exposição dedicada à Virgem Maria, especialmente o quadro da artista Sílvia Patrício.

leiria (30).jpg

 

leiria (31).jpg

 

leiria (23).jpg

 

leiria (24).jpg

 

leiria (32).jpg

 

leiria (33).jpg

Como gosto muito de arte urbana, e esta cidade é uma galeria a céu aberto, vislumbrei algumas obras e pinturas murais que estão espalhadas pelo percurso Polis junto ao rio, como a de Bordalo II que deixou a sua marca numa das fachadas de um antigo edifício da EDP.  Grande parte destas obras encontram-se expostas em paredes de edifícios devolutos do centro histórico da cidade, levando-nos à descoberta de ruazinhas e recantos impregnados de história.

leiria (19).jpg

 

leiria (20).jpg

 

leiria (21).jpg

 

leiria (22).jpg

Pude ainda admirar as iluminações natalícias do centro histórico e do jardim Luís de Camões, a fonte das 3 bicas, a Torre Sineira, e para terminar este texto, não posso deixar de destacar o meu fabuloso alojamento no Hotel São Luís onde pude apreciar uma vista fantástica para o castelo. No último dia nesta cidade, quis provar a comida vegetariana do restaurante Tamaris, que levei em take-away para almoçar na minha próxima paragem: Caldas da Rainha. 

leiria (2).jpg

 

leiria (3).jpg