Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

José Coelho Photography

Fotógrafo português de eventos e sessões fotógráficas.

LAGOA DE SANTO ANDRÉ - Um paraíso esquecido no tempo

praia lagoa santo andré alentejo (16).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (1).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (2).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (3).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (4).jpg

Lagoa de um lado, mar do outro. Assim é Santo André no litoral alentejano que, passados muitos anos, aqui decidi regressar à sua lagoa, à praia e à vila, que parecem quase intocados pelo tempo, com poucas alterações visíveis. O hotel onde fiquei alojado da primeira vez, para minha surpresa, encontrava-se encerrado com o edifício completamente entaipado. Difícil ficar indiferente à beleza desta praia, apesar do seu mar de ondulação brava. A lagoa, que é uma das maiores do nosso país, com as suas águas calmas e areia grossa que não se agarra ao corpo (ao contrário da arena fina do Baleal) quase em estado selvagem, parece mesmo um paraíso esquecido no tempo, um local fantástico para fotografia de paisagem e observação de aves.

praia lagoa santo andré alentejo (5).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (6).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (7).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (8).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (9).jpg

Como ponto negativo, existe pouca oferta disponível em termos de restauração (apenas o restaurante Fragateira e bar de praia aberto durante a época balnear) , e algumas construções que estragam a paisagem. Aqui são famosos os pratos de enguia, mas eu dispensei provar esta iguaria. Bem me lembro da comunidade hippie que ainda hoje aqui vivem, como prova esta foto de duas jovens que vendiam à entrada da praia, pulseiras e ramos de óregãos secos. A veraneante a olhar para os óregãos perguntou o seu preço. "1 euro", respondeu a jovem hippie. Desinteressada, prosseguiu o seu caminho.

praia lagoa santo andré alentejo (10).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (11).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (12).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (13).jpg

Muito ainda para visitar, por isso fiquei alojado durante alguns dias na Aldeia de Brescos, mais concretamente numa das Casas da Lagoa www.casasdalagoa.com que fica a uma distância de 5 minutos da praia e de Vila Nova de Santo André. Da Vila pouco ou nada tenho a dizer, não é uma terra que me cative particularmente, com as suas ruas amplas e os seus prédios de habitação que se destacam logo à entrada, nada típicos nesta região alentejana, mas acredito que para quem lá viva seja tranquila e sossegada. Muito ainda me falta para desfrutar e conhecer, por isso fica garantida nova visita um dia destes.  

praia lagoa santo andré alentejo (14).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (15).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (18).jpg

 

praia lagoa santo andré alentejo (19).jpg

 

_MG_8505.jpg

 

1 comentário

Comentar post