Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

José Coelho Photography

Fotógrafo português de eventos e sessões fotógráficas.

LISBOA - Cantos e Recantos Alfacinhas Verão 2017

Lisboa é sempre uma cidade apetecível para qualquer fotógrafo que se preze. Desde os seus tradicionais bairros, até às margens do rio Tejo, às ruas movimentadas, aos jardins e monumentos. Tudo convida a fotografar para mais tarde recordar. Estes são apenas alguns registos que captei durante algumas caminhadas de verão, junto de tantos turistas que, regozijados, percorrem as ruas dos bairros lisboetas mais famosas. 

lisboa bairro alto

 Bairro Alto - Rua da Rosa, Rua das Gáveas, Rua do Diário de Notícias.

rua do diário de notícias lisboa bairro alto

 Janelas do Bairro Alto enfeitadas com flores de papel coloridas tão típicas durante as Festas Populares que em Lisboa se celebram há gerações e que atraem pessoas de todas as idades.

lisboa bairro alto festas populares janelas flores santos

 Bairro Alto é um dos bairros históricos de Lisboa, com uma diversidade que o torna único.
De dia é uma aldeia onde todas as pessoas se conhecem, e à noite transforma-se num ambiente cosmopolita e boémio.
Construído em finais do século XVI, o Bairro Alto é um dos mais típicos da cidade, com as ruas estreitas e empedradas, com casas seculares e comércio tradicional, e onde se situaram quase todos os órgãos de imprensa escrita nacional. O bairro, um dos locais de referência cultural da capital, frequentado e habitado por jornalistas, escritores e estudantes, era também lugar de tascas, marinheiros, de má fama e de prostituição.

bairro alto rua das gáveas lisboa

 Desde os anos 80 tornou-se na zona mais conhecida da noite lisboeta, com inúmeros bares, restaurantes e casas de fado. 
Actualmente, é um dos locais mais procurados quer para viver, quer para abrir um estabelecimento comercial. Existem cada vez mais lojas de moda, ateliers, galerias e espaços alternativos.

rua da rosa bairro alto lisboa

  

lisboa (4).jpg

 

lisboa (13).jpg

 Entrada do Teatro Nacional de São Carlos

lisboa (8).jpg

 

lisboa (22).jpg

 O famoso polvo gigante à entrada do restaurante Cevicheria no Príncipe Real

jardim principe real lisboa música

 Espalhados por Lisboa, é normal encontrarem-se muitos músicos de rua, portugueses e não só. Este músico tenta a sua sorte no jarim do Príncipe Real.

lisboa (10).jpg

 Já é tradição neste jardim (e em outros do nosso país) jogar-se às cartas, ao dominó, enquanto se convive com os compadres amigos de longa data. Ler o jornal sentado num banco de jardim também é algo sempre aprazível, especialmente em dias de veraneio.

lisboa (11).jpg

 Na esquina da Rua Dom Pedro V com a Rua da Rosa, ao Príncipe Real, situa-se a "Padaria São Roque" num edifício de inspiração Arte Nova. Colunas em mármore, capitéis dourados e tectos trabalhados levou a que alguns estudiosos colocassem a hipótese de este local ter sido uma capela.

lisboa (19).jpg

 Na igreja de São Roque encontram-se estas maravilhosas figuras de Jesus e Nossa Senhora de Fátima.

elevador da glória lisboa

 Turistas esperam pelo famoso Elevador da Glória agora coberto com graffitis.

mercado da ribeira market time out lisboa

 O cada vez mais famoso e conceituado Mercado da Ribeira ou Time Out Lisboa Market no Cais do Sodré #timeoutmarket com um tuk tuk já tão típico em Lisboa. A recuperação deste edifício lisboeta transformou este espaço num lugar ideal para almoçar, jantar e petiscar. Há comidas e bebidas para todos os gostos e para todas as carteiras.

time out market lisboa cais do sodré

 

azulejos time out market mercado da ribeira lisboa

A zona do Cais do Sodré ganhou nova vida encontrando-se agora muito mais atraente e pitoresco, depois de diversas obras que tiveram início em 2015. 

lisboa cais do sodré

 

lisboa cais do sodré

 Algumas jovens turistas aproveitam o sol de fim de tarde para relaxar e captar algumas selfies. Outros preferem apreciar a vista sobre o rio e os barcos.

lisboa cais do sodré

 Uma criança escuta curiosa o músico de rua angolano Gaspar Silva que bem junto ao rio em pleno Cais do Sodré canta acompanhado com os seus djembes e panelas de inox produzinho sons ressoantes de kuduro e afrobeat que convidam qualquer pessoa a bambolear o corpo.

tejo rio cais do sodré lisboa

 

cais do sodré lisboa